Papéis fora de série

Difusão > Papéis fora de série

Programa de difusão promovido pela Papeloteca Otavio Roth para divulgar pesquisas originais na produção de papel artesanal e oportunizar intercâmbios. As palestras, recheadas com as vivências de pesquisadores apaixonados, são ilustradas com mostras de vídeos, slides, papéis e materiais reunidos na pesquisa.

Papéis Fora de Série I – Papéis artesanais de filtro de cigarro e de papel moeda

fotopfs1Pesquisa de reciclagem dos filtros de pontas de cigarro recolhidas no Campus da UNB e reciclagem das cédulas destruídas pelo Banco Central, desenvolvida no Laboratório de Materiais Expressivos – LEME, do Instituto de Artes da Universidade Nacional de Brasília.
O LEME tem a coordenação da professora Thérèse Hofmann, papeleira, Mestre em Arte e Tecnologia, Decana de Assuntos Comunitários e Diretora Regional da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.
Em 20 de julho de 2004 no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Porto Alegre RS

Papéis Fora de Série II – Papel artesanal de fibra de amoreira

Pesquisa com os galhos de amoreira residuais na criação do bicho-da-seda em Maringá/PR, visando possibilitar geração de renda complementar para os criadores na região, possibilitando incluir o papel como produto artesanal na cadeia produtiva da seda. O trabalho foi desenvolvido por um dos grupos de pesquisa da Papeloteca Otávio Roth, constituído por Gladis Uzun Fleischmann, Ana Leyen, Tânia Ávila Bastos, Margarete Beatriz dos Santos e Celina Cabrales.
Em 20 de agosto de 2004 no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Porto Alegre RS
fotopfs2

Papéis Fora de Série III – Papeis artesanais da Amazônia com plantas nativas

Cachimbeira, periquiteira, tatajuba, além da bananeira, são algumas das plantas encontradas no trabalho desenvolvido por Cássia Caliari nas comunidades do interior do estado de Roraima. A palestrante é mestre em agro-negócios, professora do Departamento de Fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias e coordenadora do projeto Laboratório de Papel da Universidade Federal de Roraima.
Em 20 de julho de 2005 no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo – Porto Alegre RSfotopfs3

Posts Recentes