Arroz

Pesquisa > Arroz

Desde 2004 a Papeloteca Otavio Roth pesquisa a história do papel de arroz no RS, e atualmente desenvolve a pesquisa deste papel para uso em artes, em parceria com o CADOP através do projeto Papel Expalha Arroz. O CADOP – Colégio Agrícola Estadual Daniel de Oliveira Paiva, localizado no município de Cachoeirinha, prepara jovens como Técnicos em Agropecuária, recebendo em regime de internato alunos de vários municípios gaúchos.

Nossa metodologia permite a fabricação inédita de papel usando exclusivamente a palha do arroz. A produção deste papel e sua aplicação em objetos são exercícios de educação artística e ambiental com geração de renda complementar aos alunos, oferecendo um olhar diferenciado sobre os resíduos da produção.

:: 2010 PAPEL EXPALHA ARROZ

Californianos conhecem a experiência do Papel Expalha Arroz

Matéria do Diário de Cachoeirinha de 14 de abril de 2010 destaca a visita de californianos USA ao CADOP, através de intercâmbio promovido pelo Rotary Internacional. Os visitantes conheceram o projeto Papel Expalha Arroz e participaram de oficina de papel. De lembrança, um exemplar do livro O Papel de Arroz entre nós, em boa parte escrito em base à experiência realizada na Escola em parceria com a Papeloteca.

Papel de Arroz e Arroz com Leite

De 30 de abril a 2 de maio aconteceu a 4ª Festa do Arroz com Leite no Parque de Eventos do Sindicato Rural em Viamão. A convite dos promotores, os alunos do CADOP, com a Prof Nilci Deon, realizaram oficinas interativas com o público, confeccionando papel da palha do arroz, além da exposição e venda de produtos manufaturados pelos alunos.

Papel de Arroz e a diversidade sócio-ambiental

A convite da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre o projeto Papel Expalha arroz participou da Mostra Diversidade Sócio-ambiental:conhecer para cuidar bem, realizada de 1º a 11 de setembro de 2010 no Espaço Cultural dos Correios, na Capital. As experiências do projeto foram relatadas pela Prof Nilci Deon no momento Vídeos & Conversas da programação, aberto ao público.

Agenda em Papel Artesanal de palha de arroz

Em 18 de novembro na Câmara Municipal de Porto Alegre, a Oficina de Saúde do Trabalhador GerAção POA lançou a agenda 2011, confeccionada por seus oficinandos. Com a temática da etnia afro, a capa da agenda é em papel de palha de arroz quilombola. A matéria-prima e a técnica foram repassadas pela Papeloteca Otavio Roth, através das professoras Celina Cabrales e Nilci Deon, envolvendo também alunos do CADOP, tal como preconizado pelo Projeto Papel Expalha Arroz.

Escola Técnica e turno inverso

O trabalho extracurricular realizado durante todo o ano em turno inverso pela Oficina de Papel do CADOP com a orientação da Prof Nilci Deon encerrou o ano de 2010 com uma criativa exposição de trabalhos dos alunos na escola.

:: 2009 PAPEL EXPALHA ARROZ

Papel Expalha Arroz em comunidades quilombolas

A Papeloteca, juntamente com várias outras instituições, participou nos dia 16 e 17 de maio de 2009, da III Jornada Pedagógica de colheita do Arroz Quilombola, realizada este ano na comunidade de São Miguel dos Pretos em Restinga Seca, RS. A Jornada é promovida pelo NEA – Núcleo de Economias Alternativas da UFRGS e pela ONG Guayí com a finalidade de fortalecer a cultura do arroz oryra glaberrima, de origem africana. Nos anos anteriores a colheita aconteceu em Mostardas e Tavares, e no ano passado também participamos. Nosso objetivo é levar a estas comunidades agrícolas, técnicas de aproveitamento da palha do arroz para a confecção de artesanato.

Semana do Meio Ambiente tem Papel de Arroz

Matéria do Diário de Cachoeirinha de 23 de junho noticia a oficina realizada por alunos do CADOP com orientação da Prof Nilci Deon no 2º Encontro Regional de Educação Ambiental no Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha – Cesuca. Na mesma Semana do Meio Ambiente, os alunos apresentaram os produtos e papéis desenvolvidos pelo projeto Papel Expalha Arroz no Auditório da SEC, obtendo muita aceitação. Estas atividades também foram noticiadas pela revista Evidência, de Cachoeirinha, ano XV nº 36.

Participação na 23ª Feira do Livro de Cachoeirinha

Na Sala das Artes Visuais do evento 23ª feira do Livro de Cachoeirinha, aconteceu no dia 28 de novembro, Demonstração Técnica de obtenção de papel artesanal a partir da palha de arroz realizada por alunos do CADOP e orientação de Nilci Deon. Uma integração com a oficineira Tomoko, de origami, demonstrou a qualidade do material aplicado nesta milenar técnica oriental.

:: 2008 PAPEL EXPALHA ARROZ: livro – venda – exposição

O papel de arroz entre nós – livro

O livro, realizado pela Papeloteca e lançado em novembro na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, é resultado da pesquisa realizada pela autora Celina Cabrales e relata experiências passadas e presentes referentes à confecção artesanal de papel com a palha de arroz no RS. Conta com um passo-a-passo e é fartamente ilustrado em papel couchê, 132 páginas, formato catálogo (31cm x 19 cm).

Acompanha uma reprodução serigráfica de xilogravura exclusiva de Anico Herskovitz em papel de arroz, além de 50 reproduções de obras de renomados artistas gaúchos, feitas sobre o papel de arroz produzido pelos alunos do CADOP. (leia mais, abaixo, em Cachoeira, Cachoeirinha: o papel de arroz entre nós).

O livro pode ser solicitado através do e-mail celinacabrales@gmail.com.

Papel de palha de arroz – vendas

Fornecemos papel de palha de arroz em folhas A4, A3 e 40cm x 60cm, em gramatura fina, média e grossa, nas padronagens Tóquio, Cachoeira, Cachoeirinha e Catarata, ou em blocos tamanho A4, A5 e A6. Também são nossos clientes: Câmara Viajante, Banrisul, Fiergs.

Maiores informações pelo mail celinacabrales@gmail.com

Cachoeira Cachoeirinha: o papel de arroz entre nós – exposição

Aberta à visitação em 20 de maio de 2008, celebrando os 20 anos de trabalho em papel artesanal de arroz no Rio Grande do Sul, no salão O Arquipélago do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, e patrocínio da Companhia Estadual de Energia Elétrica. Com este título poético, destacamos o município onde se trabalhou de forma pioneira com o papel artesanal no Estado, Cachoeira do Sul, e o município onde nosso projeto Papel Expalha Arroz é desenvolvido, Cachoeirinha.

Imprescindível foi a parceria da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa que, ao comemorar seus 70 anos, aderiu à proposta de homenagear a artista Maria Leda de Macedo, idealizadora do mencionado trabalho pioneiro em Cachoeira do Sul. A convite de seu presidente, André Venzon, participaram da exposição 41 artistas dispostos a experimentar o papel produzido pelos alunos do Cadop, validando-o para uso em diversas técnicas e doando as obras para o acervo da Papeloteca.

Foram eles: Adriana de Luca, Ana Lúcia Beck, Ananda Kuhn, Amalia Dib, Arlete Santarosa, Beatriz Balen Susin, Beatriz Dagnese, Carlota Keffel Garcia, Carmen Vera Guimarães, Clara Pechansky, Cristina Haberl, Cylene Dallegrave, Eda Lani, Egidio Kieling, Eliane Santos Rocha, Ena Lauter, Esther Bianco, Gladys Resin Geyer, Helena Kanaan, Hilda de Mattos, Imeritta Passos, José Carlos Moura, Karen Axelrud, Lana Lanna, Luiza Fontoura, Maria Inês Rodrigues, Maria Juliana Camerini, Maria Luiza Cangeri, Marilia Angela Ferrari, Marlene Kozicz, Maristela Salvatori, Maristela Winck, Marta Loguercio, Ney Caminha Monteiro, Rosana Almendares, Ricardo Wittmann, Suzel Neubarth, Vera Braconnot Soares, Vera Pellin, Wilson Cavalcanti e Zoravia Bettiol.

Anico Herskovitz criou e cedeu a xilogravura reproduzida nos convites e adotada como logotipo para o Projeto, e Cylene Dallegrave o projeto gráfico da exposição, com curadoria de Celina Cabrales.

A mostra pontuou o papel arroz com uma gravura anônima em papel chinês, e com uma caligrafia de Paulo Gick em papel japonês.

Gravuras dos artistas Circe Saldanha, Heloisa Tigre, Jaime Martins, Monica Goidanich, Rojane Lamego e Ruth Schneider, que utilizaram, entre tantos outros, o papel da Vila Cristo Rei de Cachoeira do Sul, há vinte anos atrás, representaram o projeto Mão-na-Massa.

Em destaque, uma mostra de fotografias de trabalhos em papel artesanal da artista homenageada Maria Leda, e também, duas obras, uma de acervo da Papeloteca Otavio Roth e outra de propriedade de Heloisa Crocco.

Os alunos da professora Nilci Deon participaram, expondo resultados do trabalho de arte-educação desenvolvido durante as aulas regulares da disciplina de artes em 2007 e início de 2008, e, também, aquele desenvolvido no turno inverso. Outro espaço da exposição mostrou luminárias e blocos desenvolvidos pelos alunos como fonte de renda complementar.

Na recepção da mostra, foi montada e ambientada uma oficina de papel, acompanhada de uma apresentação permanente de slides sobre a produção de papel artesanal de palha de arroz, e com a especial participação da boneca “A papeleira”, da artista plástica e bonequeira Ana Nunes.

Para atender ao interesse mais aprofundado de artistas, professores e papeleiros, oferecemos a oficina Cachoeira, um relato da experiência de Maria Leda, acompanhada de vivência na confecção de papel, para turmas à tarde e à noite e a oficina Cachoeirinha, com as experiências do Cadop, e, em um terceiro dia, os alunos compartilharam seus conhecimentos com estudantes de escolas agendadas para esta finalidade.

A prestigiada abertura da exposição foi celebrada com pães, queijos, embutidos, sucos e chás produzidos pelo Cadop, e a visitação, prevista para até o dia 14 de junho, foi prorrogada por mais uma semana.

Todas as obras estão reproduzidas no livro O papel de arroz entre nós, de Celina Cabrales.

:: 2007 PAPEL EXPALHA ARROZ

fotoexpalharroz7De 28 de maio a 8 de junho esteve em exposição na Galeria Clébio Sória – durante a Quinzena do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre, o Módulo de Divulgação do Projeto Papel Espalha Arroz. São papéis feitos de palha de arroz e sua aplicação experimental em objetos, resultado de exercício de educação artística e ambiental com geração de renda desenvolvido com alunos do Colégio Agrícola Estadual Daniel de Oliveira Paiva, de Cachoeirinha. A Papeloteca pesquisa a história do papel de arroz desde 2004, sob uma visão diferenciada dos resíduos da produção do cereal. Em 2006, realizou as exposições O Papel de Otávio (MARGS), Arquipélagos (CEEE), e em 2005, Papel Brasil Feito à Mão (UFRGS).

Dia 12 de junho a Diretora do CADOP Maria Helena Soares Pedroso, a Professora de Artes do CODOP Nilce Berwanger Deon e a Diretora da Papeloteca Otavio Roth Celina Cabrales apresentaram aos diretores das escolas de Cachoeirinha o Projeto Papel Expalha Arroz. Os comentários foram muito elogiosos em função da relevância do tema ambiental e sua associação com uma cultura regional, muito próxima da realidade dos alunos das escolas. A previsão de uma publicação e de uma exposição em Cachoeirinha no ano que vem também motivou muito os diretores que se engajaram em debater qual seria o local mais adequado. Estiveram presentes, além dos citados:

fotoexpalharroz2* E.E. Frederico Augusto Ritter
Vice-diretora: Belkes Mattos
* Colégio Estadual Rodrigues Alves
Diretor: Marlon Anfrísioi Pereira
* Instituto Educacional Princesa Isabel
Diretora: América Franck Lopes
* E.T.E. Marechal Mascarenhas de Moraes
Diretor: Anes Meyer Bandeira
* E.E.E.M. Osvaldo Camargo
Diretor: Carlinhos A. Vazata
* E.E.E.B. Luiz de Camões
Diretora: Aurícéia Maciel dos Santos

Com excelente receptividade pelo ineditismo da proposta, dia 14 de junho a Papeloteca Otavio Roth agendou a participação do projeto Papel Expalha Arroz no DIADESOL 2007, a se realizar no dia 27 de setembro deste ano no Planetário da UFRGS. A demonstração da transformação dos resíduos da produção em um nobre papel de uso em artes plásticas será feita pelos alunos do CADOP atingidos pelo Projeto.

O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania (DIADESOL) é uma “comemoração da limpeza e cidadania”, que tem por missão promover a reflexão e a ação em busca da higiene, da saúde e do habitat urbano e rural limpo e saudável, a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável das Américas. Proposta em 2001 pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS). No Brasil, a coordenação é exercida pelo Comitê de Resíduos Sólidos da ABES, que convida diferentes instituições vinculadas ao tema para aderir a este esforço.

Dia 19 de junho – O CADOP instalou o Módulo de Divulgação do projeto Papel Expalha Arroz no saguão do auditório da ULBRA – Gravataí durante o Encontro de Formação de Professores do Projeto Pedagógico da IV Bienal do Mercosul. Participavam do Encontro professores de artes da 28ª CRE envolvendo Glorinha, Alvorada, Viamão, Gravataí e Cachoeirinha. A receptividade dos professores foi ótima e a Coordenadora do Projeto Pedagógico da Bienal Profª Márcia Coiro solicitou a súmula do projeto para inclusão no relatório do Encontro.

Dia 7 de julho – O Papel Expalha Arroz esteve na Feira de Agricultores Ecológicos do Menino Deus em Porto Alegre comercializando produtos confeccionados em papel de pura palha de arroz produzidos pelos alunos do CADOP. Blocos de diversos tamanhos e preços que agradaram muito aos visitantes da Feira.

Dia 9 de julho – O Professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais Mário Azevedo esteve, a convite da Papeloteca Otavio Roth, no CADOP, município de Cachoeirinha RS, trabalhando com os alunos integrantes do Papel Expalha Arroz, em uma vivência do papel artesanal como linguagem. O evento foi prestigiado pela imprensa local e matérias sobre esta visita foram publicadas no Diário de Cachoeirinha dos dias 10 e 11 do corrente.

Dia 11 de agosto – O Papel Expalha Arroz esteve na Feira de Agricultores Ecológicos do Menino Deus em Porto Alegre comercializando produtos confeccionados em papel de pura palha de arroz produzidos pelos alunos do CADOP. Blocos de diversos tamanhos e preços que agradaram muito aos visitantes da Feira.

Dia 18 de agosto – A Professora do CADOP Nilci Berwangler Deon apresentou no Encontro Estadual de Projetos de Inclusão via papel Artesanal o relato do Projeto Papel Expalha Arroz. Presente a Direção do Colégio e vários alunos, que apresentaram seus papéis e produtos na mostra do evento.

Dia 20 de agosto – Estiveram visitando o Projeto Papel Expalha Arroz no CADOP a professora de administração e extensão rural da Universidade Federal de Roraima Cássia Caliari, Mestre em Agronegócios, e 5 integrantes do Projeto Dupapel. O projeto, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista, tem como principal objetivo contribuir com a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade por meio da produção coletiva de papel artesanal e conta com o apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Social/MDS e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/PNUD. Foi implantado em novembro de 2006 no Centro de Ciências Agrárias da UFRR com um curso ministrado pela Diretora da Papeloteca, também presente na visita. O intercâmbio entre os jovens e entre os professores foi imensamente produtivo.

Dias 25 de agosto a 02 de setembro – O módulo de divulgação do Papel Expalha Arroz participa da Expointer na Casa da Associação Gaúcha dos Professores Técnicos Agrícolas -AGPTEA.

Dia 27 de setembro – Participação no Dia de Sol no Campus Central da UFRGS, Av. Paulo Gama 110 – Centro – Porto Alegre promoção ABES/RS com o módulo de divulgação e oficina de limpeza da palha, das 9h30 às 17h30.

Dia 6 de outubro – O Papel Expalha Arroz esteve na Feira de Agricultores Ecológicos do Menino Deus em Porto Alegre comercializando produtos confeccionados em papel de pura palha de arroz produzidos pelos alunos do CADOP. Blocos de diversos tamanhos e preços que agradaram muito aos visitantes da Feira.

Anúncios

Posts Recentes